Educação e Tecnologia


1.3 Educação e Tecnologia

A escola em si, vem lidando de forma bem amplo, mas ao mesmo tempo percebo que todos os profissionais da educação principalmente, como professora, sinto uma dificuldade para lidar com o novo, mas acredito que a educação está trabalhando para superar isso, refletindo sinto que está acontecendo mudanças no processo de aprendizagem. Porque nas reportagens mostra que a tecnologia é um recurso de aprendizagem, que mostra para todos como um trovador de conhecimento, de transformação e experiências. Então dentro da escola é um espaço comunicativo um de os professores e aluno se comunica dentro da escola, ou seja, interna ou externa. Ganhando um novo impulso, tornando acessível para a solução de problemas relacionados tanto a formação inicial como a formação continuada de profissionais de diversas áreas e setores da sociedade. Tratando especificamente da formação continuada, é bastante oportuno ressaltar a sua importância, considerando que o paradigma da sociedade do conhecimento e da tecnologia demanda das pessoas uma nova postura do processo de aprendizagem. De forma contextualiza todas as suas necessidades reais. Sinto que aprendizagem dos professores, alunos e gestores estão utilizando a tecnologia. Portanto, cabe o gestor e professor participar de processo de formação continuada em serviço que criam a oportunidade deformação de redes colaborativas de aprendizagem apoiadas tem ambientes virtuais para encontrar, no coletivo da escola, o caminho evolutivo mais com indigentes e promissores de acordo com as identidades da escola e com o contexto em que se encontra inseridas. É evidente que o profissional que não domina as tecnologias existentes na escola, nem compreende as possíveis contribuições destas ao seu fazer profissional, tende a rejeitá-las e não as coloca à disposição da comunidade para a construção coletiva de significados e sentidos no âmbito de seu contexto. A incorporação de tecnologias nas atividades da escola envolve distintos aspectos da gestão decorrentes do efeito de gerir, administrar, proteger, manter, colocar em ordem, ou seja, de tornar utilizáveis os recursos tecnológicos. Isto significa registrar, organizar, recuperar e atualizar, atualizar as informações; produzir estratégias de comunicação e participação; abrigar e administrar as atividades, conteúdos e recursos; gerir ambientes e processos de avaliação; estabelecer novas relações com a história, consigo mesmo, com o mundo e com o saber. O trabalho coletivo na escola é uma necessidade. O papel do gestor em transformar o ambiente escolar em um ambiente democrático.
Enfim, nós necessitamos educar geração atual para que ela não apenas use a tecnologia, como entenda o que é necessário ser feito para ter um resultado eficaz.

Tecnologias na minha escola

Já temos uma série de instrumentos sendo utilizados pelos professores. Os blogs, por exemplo, são bastante disseminados entre os docentes, que é um programa virtual de produção colaborativa de textos, há outros recursos também o que possui a Escolar Febrônio Rodrigues: impressoras diversas, vídeo, TVs, máquinas fotográficas, aparelho de som 3 em 1, som portátil, computadores em cada ambiente de trabalho e laboratório de informática e bebedouro com água de boa qualidade e gelada e outro.
Considerando que a instalação dos laboratórios é um fato recente, a escola está se organizando para o uso desta tecnologia, enquanto isso, apenas os profissionais que já tem domínio satisfatório desenvolvem trabalhos e também os alunos desenvolvem aulas no laboratório de informática através joguinhos educativos, digitação, para fazer com que as crianças se familiarizem com a era tecnológica ficando frente a frente dos computadores no meu caso que são crianças das séries iniciais.
Para tanto, as tecnologias mais utilizadas são a DVD, TV, multifuncional, máquina fotográfica.
Portanto, em se tratando de tecnologia na nossa sociedade temos simuladores que permitem visualizar fenômenos da natureza ou do corpo humano que não teríamos condições de acompanhar se não fosse virtualmente; os simuladores propiciam também compreender o significado de funções matemáticas abstratas por meio de testes de hipóteses e da representação gráfica instantânea.