ATIVIDADE 3.4 PROJETO SOBRE FOLCLORE

Estado de Mato Grosso
Secretaria do Estado de Educação
Escola Estadual Febrônio Rodrigues
Curso: “Introdução da Educação Digital” e “Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs”

Professora: Silvia Figueiredo
Professora executora: Edilei S. Ribeiro
Professoras observadoras: Divina e Mariza

Atividade 3.4 Relatório de Aplicação de Atividade 3.3
Trabalho por projeto, que foi realizado na Escola Estadual Febrônio Rodrigues Torixoréu – MT

PROJETO SOBRE FOLCLORE

RELATÓRIO DA ATIVIDADE

A atividade planejada aconteceu no dia 21/09/2009 nas dependências da Escola Estadual Febrônio Rodrigues e contou com professores desta unidade escolar

Professora: Edilei Professoras: Divina e Mariza

A professora Edilei, regente da sala, iniciou a aula apresentando-se e dando as boas vindas as professoras Cursistas junto aos alunos. Abordou sobre a importância do folclore para o povo, e as infâncias dos mitos, lendas e contos para a tradição de um povo e preservar sua cultura.
No primeiro foi entregue uma atividade para os alunos e sugeriu que trabalhassem em grupo para uma interação com o tema. Todos se envolveram na dinâmica da proposta: que era conhecer um pouco sobre os personagens do folclore, e estes corresponderam positivamente ao que foro proposto para fazerem.
Já bastante inteirados dos contos, lendas e figuras folclóricas, os alunos foram conduzidos ao laboratório de Informática, onde em contato com a máquina, pesquisaram sobre: o boi-tatá, mula-sem cabeça, bumba meu boi, Iara, curupira, saci pererê e outros, ficaram bastante motivados e um pouco perdidos sem saberem qual personagem eles pesquisavam primeiro. Quase todos sentiram se bem à vontade sem dúvidas, os que solicitavam ajuda já eram imediatamente atendidos pelos próprios colegas, sem esperar pela respostas das professoras.
No decorre da atividade sugiram muitos diálogos, questionamentos, descobertas, interatividades e socialização entre todos. Com isso aconteceu novos aprendizagem que não estavam previsto no decorrer do planejamento.
Os equipamentos utilizados não apresentaram problemas, pois haviam sido amplamente testados antes, e os links, sites funcionaram bem.
A condução da atividade foi bem diretiva, possibilitando ao aluno tecer questionamento, argumentar, debater, socializar informações e solicitar outras atividades neste estilo e conduzir a ações que levassem ao desenvolvimento de novas habilidades.

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS EM SALA DE AULA.



CONCLUSÃO E APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES TRABALHADAS

Os alunos demonstraram-se muito concentrados e atraídos pelas propostas da atividade, cada aluno em particular, participou do trabalho com muito interesse e curiosidade.

O resultado desse trabalho foi concluído ao evento da 9ª festa folclórica da Escola Febrônio no dia 22/08/2009. Os alunos apresentaram suas alegrias por meios das danças e festejos ao longo do mês de agosto.


Podemos concluir que o trabalho realizado uniu na coletividade e aprendizagem, visto que os alunos participaram bem das atividades e demonstraram aceitação pelo tema e do modo como foi apresentado e trabalhado. Tiramos fotos, produzimos vídeo, executamos com os alunos os exercícios propostos e fizemos exposição dos trabalhos e dos eventos para a apreciação da comunidade. Valeu apenas esse trabalho.