"Ninguém compreende o segred da liberdade a não ser através do domínio de si mesmo."

Fazendo amigos

a) Um amigo bom e fiel vale mais que um tesouro

b) 1. Você tem amigos(as)? Muitos ou poucos?

2. O que você acha mais importante numa amizade?

3. Quais são os defeitos que seus amigos(as) observam em sua pessoa? Você concorda ou discorda deles?

c) "Há amigos mais queridos do que um irmão".

Isso quer dizer que há irmãos que não são amigos! A amizade não acontece ao acaso. Para que duas pessoas sejam amigas, é preciso várias coisas:

- devem conhecer-se bem;

- uma deve respeitar a outra em seus próprios limites e capacidades, em seu modo de vida;

- sinceridade e honestidade em todas as ocasiões;

- devem ajudar-se mutuamente no crescimento pessoal, ou seja, estarem sempre à disposição para os desabafos e os problemas. Se for preciso, devem aconselhar-se nas dificuldades e nos defeitos que uma encontra na outra;

- não podem desprezar ou fazer pouco caso das demais pessoas que não partilham a mesma amizade;

- não devem aproveitar-se uma da outra.

Isso tudo também se aplica à amizade entre pais e filhos, esposo e esposa, irmão e irmã, colegas de trabalho etc.

Sem um entrosamento num círculo bem amplo de amizades, ninguém consegue crescer no amor e na partilha, não progride muito na vida.

d) A verdadeira amizade leva até Deus e à prática . Assim sendo, aquela que leve ao pecado, ao vício, ao crime não é verdadeira amizade.

Quem vive sem amigos, isolado, acaba ficando triste, solitário, egoísta, angustiado, pão-duro, só pensa em si mesmo, vive com medo de tudo e de todos, vive inseguro, torna-se antipático.

A amizade verdadeira traz muita alegria às pessoas e confiança na vida. Quem tem verdadeiros amigos e tem também Jesus por amigo vence com facilidade os problemas da vida. Jesus é um amigo que nunca vai nos "deixar na mão".

e) Para fazer
Escreva num papel os nomes das pessoas de sua família, de sua classe, de sua rua, que ainda não são seus amigos, e faça um plano para que passem a ser.
f) Para rezar

Senhor Jesus Cristo,/que fizeste tantos amigos em vossa vida aqui na Terra,/ajudai-nos a ter amigos/ que nos auxiliem a melhor amar-vos./ Vós, que sois Deus com o Pai,/ na unidade do Espírito Santo. Amém.

Defeitos e qualidades
Leia os outros textos sobre Formação Humana na catequese


a) Para conversar

1. Porque há coisas que você acha fácil de fazer e as outras pessoas acham difícil?

2. O que você faz com facilidade e o que faz com dificuldade?

3. É possível aprender a fazer bem o que achamos difícil?

c) Para saber

Todos nós nascemos com determinado temperamento, também conhecido como "gênio" e caráter. Uns são mais abertos, outros mais fechados, uns mais nervosos, outros mais pacíficos, uns mais apaixonados, outros mais frios etc.

Esses temperamentos trazem muitas características boas, mas também muitas imperfeições, que podem ser notadas já desde que somos crianças. Cabe aos pais e educadores ajudar as crianças e jovens a vencerem os defeitos de seus temperamentos e transformá-los em virtudes. Quando nem os pais e nem os educadores conseguiram essa façanha, cabe a nós mesmo nos trasnformar, corrigindo os defeitos de nosso temperamento e adquirindo as qualidades que não temos.
A pessoa que corrige seus defeitos, que procura adquirir as qualidades que não possui de nascença, torna-se o que chamamos de "pessoas de bom caráter". Caso contrário, chamamos de "pessoas de mal caráter". Por exemplo se você nasceu com o temperamento tipo São Pedro, nervoso, que age antes de pensar, deve tentar tornar-se mais paciente, mais cauteloso. Feito isso, terá adquirido um bom caráter. Outro exemplo: uma pessoa tímida por natureza, que conseguir libertar-se e tornar-se mais extrovertida, mais aberta, adquiriu um bom caráter.

Os santos que conhecemos conseguiram fazer justamente isso: transformaram os pecados e defeitos de seus pensamentos em santidade e virtudes de um bom caráter.

d) Para viver

Procure conhecer quais são as suas boas e más tendências. Depois, anote tudo o que você precisa para ser melhor: deixar os vícios, as manias, e muitas vezes o individualismo, para se transformar-se numa pessoas de bom caráter.

As renúncias e os sacrifícios feitos voluntariamente ajudam-nos a formar (e forjar) o nosso caráter. Exemplo: dormir sempre numa mesma hora, não muito tardia, não ficar muito tempo dormindo, procurar trabalhar sempre, aproveitar bem o tempo de estudo, ser humilde e aceitar as críticas que nos fazem, ser equilibrado na comida e na bedida, não ser "baderneiro", respeitar as pessoas, sejam elas mais velhas ou mais novas, respeitar a natureza, não destruindo nada, obedecer aos pais e superiores, manter uma vida de oração, procurar ser sempre amigo, curtir boas amizades etc.

e) Para fazer

Tente ver em que você é diferente de seus amigos. Tente descobrir em que eles já melhoraram em relação ao que eram quando crianças.

f) Para rezar

Senhor Deus,/ que tanto nos quereis bem,/ ajudai-nos a transformar nossas vidas,/ a fim de que construamos um bom caráter,/ a partir das armas do amor, da renúncia e da oração que vós nos concedeis./ Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

O plano de Deus

Leia os outros textos sobre Formação Humana

a) Para ler:

b) Para conversar

1. O que os seres humanos estão fazendo aqui neste mundo?

2. Você julga uma pessoa útil? Pôr que?

3. Deus ama as pessoas inúteis e criminosas? Explique.

c) Para saber

Deus criou o universo todo e este mundo para que tivéssemos condições de existir. Por pior que seja uma pessoa, por mais inútil e criminosa, Deus sempre vai amá-la, sempre vai querer salvá-la e recuperá-la. Ele quis partilhar conosco a sua própria vida.

Para que não tivéssemos uma vida completamente independente dele, deixou-nos a tarefa de conseguir e partilhar com mais pessoas (nossos filhos e netos) os bens e os dons criados. Temos a capacidade da procriação e de deixar aqui na Terra outras pessoas que continuem a construí-la e a melhorá-la. Os animais fazem isso por instinto, mas nós fazemos isso dentro de uma união sólida, no casamento, que por isso mesmo é abençoada por Deus.

Depois de certo tempo trabalhando e lutando para transformar este mundo num paraíso, conhecendo e amando a Deus e ao próximo, ensinando isso aos demais, somos convidados a deixálo para que outros continuem o nosso trabalho e, conforme a escolha que fizemos, mudamo-nos para o Céu, onde Deus se mostra a nós com toda a sua glória e esplendor.

d) Para viver
Você precisa se conhecer. Procure saber se seus bisavós são brasileiros ou estrangeiros, onde seus pais nasceram, onde você nasceu, se teve algum trauma ou doença na infância. Procure saber como é que os outros vêem você. Nunca fique sentido ou nervoso quando alguém lhe aponta algum defeito, mas procure os detalhes e tente mudar, melhorar. Quem se conhece bem, nunca vai se assustar com os defeitos que os outros lhe apontam.

Peça a Deus que ilumine sua vida e sua mente, a fim de você reconhecer os próprios defeitos e poder corrigi-los. Isso é importante para que, pelo menos de sua parte, o Plano de Deus se realize.

e) Para fazer
Escreva um resumo de tudo o que você viveu de bom ou de ruim até o presente momento.

Aceitar-se
b) Para conversar

1. Você se aceita como é? Explique.
2. Você aceita as pessoas como são? Por quê?

3. Deus aceita você como você é? Por quê?

c) Para saber

Diz o bispo D. Pedro Casaldágia que Deus nos aceita como somos para transformar-nos naquilo que ele quer que nós sejamos. Se Deus nos aceita como somos, também devemos nos aceitar. Jesus disse em Mt 22, 36 - 40 que os dois mandamentos que resumem todos os outros são: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

Ora, isso significa que devemos amar a Deus, amar a Deus, amar ao próximo, e amar a nós mesmos na mesma medida com que amamos os outros. Não posso amar mais a mim que os outros, mas também seria errado amar mais o outro que a mim mesmo. Quanto a Deus, precisamos amá-lo sobre todas as coisas.

O pior que pode acontecer a um adolescente é viver uma vida falsa, isto é, querer ser o que os outros pensam ou desejam que seja, ter de viver uma vida que os outros acham que ele deve viver. Há pessoas que vivem dois tipos de vida, uma vida dupla: a que elas realmente são e a que as pessoas obrigam-nas a viver (é aí que aparecem muitas frustrações, mágoas, recalques, depressões, complexo de culpa).

Um exemplo bem comum é quando você finge que é rico numa roda de novos amigos, quando na verdade é pobre. Ou quando o rapaz finge que é o "terror da meninas" quando na verdade não consegue conquistar nem a menina dos olhos.

Se você na realidade está numa situação social inferior à das pessoas que o cercam, assuma isso. Não invente coisas para parecer melhor ou igual aos demais. A infelicidade que a vida dupla acarreta é demais para qualquer pessoa. Viver uma vida mais honesta e sincera é fonte de muita paz e alegria, sem contar ainda com um grande progresso espiritual e humano.
Em Jo 8, 32, Jesus nos diz que a verdade nos liberta, nos faz livre e tranqüilos. Assuir os próprios defeitos, aceitar-se plenamente, é a base de toda mudança futura que pode ocorrer em si próprio. Por mais que eu minta ao outros, nunca vou poder mentir a mim mesmo e a Deus. Essa é uma verdade que sempre deixa as pessoas vazias, angustiadas e estressadas.

d) Para viver

Em seus momentos de oração, procure lembrar-se de quem você é aos olhos de Deus e de si mesmo. em seguida peça perdão a Deus de suas faltas, de suas falhas, pelas coisas boas que você deixou de fazer, e peça-lhe que tranforme sua vida naquilo que ele gostaria que você fosse. Peça-lhe força para vencer suas limitações e fraquezas. Ele o ajudará.

e) Para fazer

Tente escrever num papel o que você realmente é e, em seguida, o que os outros pensam (ou desejam) que você seja.

Amar os inimigos
a) Para conversar

1. Qual é a diferença entre amar e gostar?

2. Jesus mandou que amássemos ou gostássemos dos outros? Por quê?

3. "O ódio nunca vai ser uma atitude abençoada por Deus." Comente.

c) Para saber

Amar é tratar bem as pessoas mesmo que não gostemos delas, dando-lhes comida ou atenção ou o que precisarem.

Deus ama a todos indistintamente e por isso devemos também amar a todos, sem exceção. Isso é o que diferencia os cristãos de outros tipos de pessoas: os cristãos amam não apenas os amigos, mas também os inimigos.

Deus faz cair chuva tanto na plantação dos bons, como na plantação dos maus. Somente Deus pode julgar as pessoas, se fizeram isto ou aquilo por maldade ou por ignorância. Somente Deus nos conhece bem. Nunca devemos desprezar ninguém. Ele não mandou que gostássemos das pessoas. Nem Jesus gostava de todos: vivia repreendendo os fariseus. Mas amava a todos, e mandou que também nós amássemos a todos.

Amar nem sempre é fazer o que o outro gosta. Se alguém é criminoso, por exemplo, precisa ser preso para não fazer mal a mais niguém. Mas não podemos odia-lo. Talvez se tivesse vivido uma vida melhor, familiar, de carinho e afeto, nunca tivesse cometido tal crime. Se ele tiver fome, é preciso dar-lhe de comer.

Quando o filho faz traquinagens, a mãe o repreende e até lhe dáu m pequeno castigo. Ela faz isso porque o ama e quer que ele melhore.

"Mais vale um prato de verduras dado com amor que um boi gordo dado com ódio" (Pr 15, 17).

d) Para viver

Se você tiver algum inimigo, procure antes saber se não é devido a algo maldoso que você fez. Se foi culpado, é seu dever pedir desculpas, para que o mal-entendido se desfaça.

Procure preceber algumas qualidades no inimigo. Muitas vezes o que você conhece dele deriva apenas de fofocas e preconceitos dos demais. Nunca se fixe na primeira impressão em relação a uma pessoa; procure conhecê-la melhor.

Precisamos abolir de nossa vida os sentimentos negativos e rancorosos. Devemos abraçar e guardar somente os sentimentos positivos de amor, alegria, paciência, misericórdia, caridade.

Se não pudermos amar as pessoas por causa das maldades que praticam, que possamos amá-las ao menos por serem pessoas humanas, templos do Espírito Santo, filhas amantíssimas de Deus, redimidas por Jesus Cristo. Amemos as pessoas, e não os pecados que fazem. É o que se chama "Amor exigente": "Gosto de você, mas não gosto do mal que você faz".

e) Para fazer

Faça uma lista dos seus inimigos e escreva os motivos dessas suas inimizades, e veja se não tem jeito de melhorar.

Diálogo: O que é?
b) Para conversar

1. Qual foi o método usado por Jesus para expor suas idéias nos dois trechos acima?

2. Qual é a diferença entre obedecer por medo ou por amor?

3. Por que uma palestra de que você pode participar é mais interessante da que pode somente ouvir?

c) Para saber

Quando só uma pessoa fala e outras escutam, isso é monólogo. Quando duas ou mais pessoas trocam idéias de igual para igual, isso é diálogo.

Graças ao diálogo, Jesus conseguiu mostrar àqueles judeus que perdoassem a mulher adúltera. No caso da samaritana, pelo diálogo Jesus mostrou-lhe que ele era o Messias, aquele que tanto esperavam.

No diálogo não se trata de impor a razão do mais forte (isso seria monólogo), mas trocar idéias sobre o que é realmente verdadeiro ou falso na questão discutida. No caso da família, há dois modos de se obedecer: por amor ou por medo. Quando os pais conversam com os filhos e lhes mostram que devem seguir suas orientações por este ou aquele motivo. e ouvem as razões e as explicações dos filhos, há uma espécie de acordo entre eles, e os filhos passam a obedecer porque viram que é o melhor caminho.

Esses pais que sabem dialogar, conversar com os filhos, não precisam se preocupar mais, pois sabem que os filhos vão seguir o bom caminho. Quando os filhos obedecem por medo, logo que estiverem longe do alcance dos pais, vão cair no erro e desobedecê-los.

Saber dialogar, antes de tudo, é reconhecer possíveis erros nas próprias opiniões e ter a humildade de voltar atrás e recomeçar do modo correto. Isso é algo muito difícil e é por esse motivo que há tantas coisas erradas: ou as pessoas não reconhecem que erraram, ou não têm humildade suficiente para assumirem uma direção mais acertada.

Numa palestra-monólogo, o palestrista fala sozinho e muito dormem. Numa palestra dialogada, todos aproveitam melhor, mas o palestrista terá muitas vezes de refazer suas idéias a respeito de várias coisas com as quais o auditório não concordou. Isso é diálogo. Isso é coragem e desejo de acertar. Isso é cristianismo.

d) Para viver

Coloque em sua cabeça que algumas coisas que você pensa ou segue podem estar erradas ou no mínimo desatualizadas. Procure conversar (= dialogar) com pessoas que estejam mais por dentro doassunto e faça uma revisão de suas convicções.

A samaritana mudou completamente de opinião depois de seu diálogo com Jesus. Talvez você também precise mudar muitos pontos de vista para crescer na santidade e no amor cristão e como pessoa humana.

e) Para fazer

Combine em assistir a algum filme ou trecho de novela (em suas casas) e depois conversem se houve diálogo ou simples monólogo no trecho assistido.

Reflitam sobre as cenas assistida, se elas correspondem a um comportamento cristão, se não corresponde o que é que está errado? Como o cristão deve agir nessa circunstância? Enfim crie um diálogo a esse respeito.

As drogas e os vícios
a) Para conversar

1. Você conhece alguma pessoa viciada em drogas?

2. Como você faz para evitar os vícios?

3. Há cura para quem é viciado? Como?

c) Para saber

Há muitos vícios que ficam fazendo parte de modo tão profundo da pessoa que dificilmente deixam-na livre. É muito mais fácil evitar os vícios que mante-los ou sair deles. o sofrimento para evitá-los é bem menor que deixá-los.

Nunca pense que você vai ser forte e usar apenas uma ou outra vez o cigarro, ou o álcool, ou as drogas.

Na juventude o corpo está mais aberto para a instalação dos vícios. Um rapaz nunca deve usar nada que vicie, nem bebidas alcoólicas. O corpo "lê" essa entrada de álcool no organismo como alimento e coloca no "ships" do cérebro. Daí em diante a droga, o cigarro ou o álcool passam a fazer parte da "alimentação" daquela pessoa. Como essas coisas viciam, dificilmente se pode deixa-las.

Ninguém é forte quando se trata de vícios. Há artistas e esportistas famosos que se deixam levar pelos vícios e se dão mal. Os vícios acabam com a vida da pessoa e com todos os seus objetivos, com todos os seus projetos para o futuro.

Muitas vezes as causas dos vícios são: a solidão, a falta de carinho, o egoísmo, o individualismo, a vaidade, a facilidade de se obter tudo na vida, a ociosidade (ficar à toa), a preguiça, a falta de religião, a falta de oração, a falta de diálogo em casa, na escola ou em outro lugar etc.
d) Para viver

Encaminhe seus amigos viciados às pessoas que podem ajudá-los. Quanto a você ,evite sempre a companhia de viciados. Não se ligue em amigos viciados. Encaminhe-os, se for o caso, às pessoas adultas ,mas não pode ser amigo íntimo deles. Sempre é mais fácil você tornar-se um deles do que eles deixarem os vícios por causa de você.

e) Para fazer
Seja bem chato com os que insistem em fumar perto de você. Sai de perto e mostre-lhes que você não gosta disso. Nunca aceite bebidas de pessoas estranhas: Podem estar contaminadas com drogas.

A violência

a) Para conversar

1. Por que há tanta violência hoje em dia?

2. O que fazer para diminuir a violência?

3. Há muitas brigas em sua casa?

c) Para saber

Os meios de comunicação social, principalmente a TV, o consumismo, a falta de conversão das pessoas, o imediatismo (querer tudo na hora), a fadiga (estresse), a vaidade, o orgulho, os vícios, principalmente da bebida, a ambição, a falta de misericórdia são as principais causas da violência no mundo atual.

A TV mostra violência (e bastante!) como a coisa mais normal deste mundo. Até desenhos animados aparentemente inofensivos mostram abundantemente a violência, desde os desenhos do pica-pau (que sempre faz coisas erradas e quase sempre sai ganhando), até o Tom & Jerry, que estão sempre brigando desde que foram criados.

De certa forma a violência começa já na família: além da influência da TV há os grandes problemas da atualidade, como o trânsito engarrafado, a falta de tempo, a correria, a falta de emprego, a vida desconfortável, falta de realização profissional e pessoal etc. O pai chega nervoso do trabalho, encontra a mãe nervosa porque acabou o gás, acabou a comida, ou ambos chegam nervosos do trabalho e assim começa a briga.

Para pôr um fim nisso tudo, as pessoas deveriam aprender a estar mais a serviço umas das outras e confiar mais na Graça de Deus, em sua Providência Divina.

É claro que precisamos mudar esse mundo louco, mas é certo também que precisamos nos santificar, mudar a nossa vida para melhor, meditar mais, tentar deixar para lá certos acontecimentos e certo problemas do dia-a-dia. Se deixarmos de lado o nosso egoísmo, comodismo, viadade, e sermos um pouco mais humildes e misericordiosos em nosso relacionamento, a violência, mesmo se não acabar, ao menos tornar-se-á menor.

O consumismo, unido à propaganda, causa a violência enquanto coloca no pensamento de certas pessoas o desejo de bens supérfluos e de consumo que elas não podem obter se não roubando dos outros. As drogas entram talvez nesse campo: a maioria dos roubos e assassinatos da atualidade está ligada ao vício e ao tráfico de drogas, pois exigem do viciado muito dinheiro. Para sustentar o vício ele se torna também um traficante e assim por diante.

d) Para viver

Procure começar o dia levantando-se com tempo para fazer suas obrigações sem correria. Faça tudo sem perder tempo, mas com calma. O que você não conseguir fazer bem hoje, faça-o amanhã, que talvez saia melhor. Sempre pense que Deus existe e está olhando por nós. Ao fazer algo mais difícil e enervante, relaxe e pense: "Será que isso tem tanta importância assim?"

Separe um tempo diariamente para a oração e meditação. Isso ajuda muito a vencer o nervosismo.

Ao peceber que uma discussão vai começar, abaixe a voz e reflita se a outra pessoa está ou não com a razão. Pode ser que o errado seja você.

Quanto ao problema das drogas, é um pouco mais complexo. Se você é o viciado, procure imediatamente ajuda. Fale com o padre. Se for o seu amigo, procure aconselhá-lo a procurar ajuda.

e) Para fazer

Escreva num papel tudo o que irrita você e tente preparar-se para esses acontecimentos. Se você for resolver um problema preparado para não brigar, vai conseguir êxito, e não precisará ser violento.

f) Para rezar

Senhor nosso Deus, / dai-nos a paciência necessária / para trabalharmos assiduamente / pelo vosso Reino de Amor. / Dai-nos também a graça / de sermos mansos e humildes de coração / como Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, / na unidade do Espírito Santo. Amém.

Lazer - Arte - Criatividade

a) Para conversar

1. O que você faz nas horas de lazer?

2. Você já escreveu uma poesia, pintou um quadro, compôs alguma música, fez um desenho bonito?

3. Você gosta de inventar algumas coisas para sua vida ficar melhor? O quê?

c) Para saber

Quem estuda adquiri maior capacidade para o lazer, a arte e a criatividade (veja lição anterior - O estudo e a cultura). Tudo isso é muito importante para a nossa vida. O mundo não é construído apenas de trabalho remunerado (emprego).

É feito e contruído também a partir das artes, das diversar formas de criatividade, das coisas boas que fazemos em nossas horas de lazer.

Um exemplo de criatividade é a multimistura que a pastoral da criança faz para suprir as deficiências alimentares das famílias carentes. Sai bem barato e realmente é um superalimento.

Outro exemplo de criatividade são os grupinhos de estudantes que se juntam para se ajudarem mutuamente nas matérias escolares: os que sabem melhor aquela matéria ensinam aos que sabem menos, e assim por diante.

Outro exemplo ainda são as hortas comunitárias que existem em muitas comunidades e paróquias.

Quanto à arte, é a expressão mais íntima do ser humano. O artista coloca seu coração naquela escultura, naquela música. A arte é a interpretação pessoal de como a pessoa vê a natureza e os acontecimentos. A música, por exemplo, é algo que às vezes parece vir do céu. E nos leva a tantos belos pensamentos e sensações!

É triste irmos, por exemplo, a certas missas neste mundo de Deus e ouvir músicas mal tocadas e mal cantadas de grupos que não capricham ou não estão nem aí com o canto litúrgico.



É graças à criatividade que temos hoje tantos benefícios e invenções na humanidade, que tanto melhoraram as nossas vidas!

Quanto ao lazer, é preciso aproveitar melhor as horas de folga para completar o que falta em nosso dia-a-dia. Por exemplo, se você trabalha sentado, seu lazer deve ser movimentado. Se trabalha em movimento, seu lazer deve ser mais calmo. O próprio Jesus costumava fazer seus momentos de lazer com os discípulos, como vimos no trecho do Evangelho de São João de hoje. Quanto mais nós!

d) Para viver

Não seja como aquelas pessoas que nunca encontram tempo para a oração, para a prática de sua fé e para o lazer. Não se isole feito um caramujo! Participe do seu grupo de amigos na escola, na Igreja, no serviço, no clube, no grupo cultural etc. Uma pessoa que equilibra e distribui bem o seu tempo é uma pessoa mais calma, mais feliz, que sempre está disponível.

e) Para fazer

Marque quanto tempo você utiliza para estudar, rezar, trabalhar e praticar algum tipo de lazer ou esporte. Depois veja se o tempo gasto está bem equilibrado.

O estudo e a cultura

a) Para conversar

1. Você estuda bastante?

2. Quantas vezes já colou?

3. O que pensa sobre o ensino atual?

c) Para saber

O ensino atualmente vai indo de mal a pior. As pessoas saem do ensino fundamental sem saber quase nada! Mal sabem ler, e muitas vezes ainda gaguejando. Há escolas boas, mas somente os da classe média alta conseguem freqüenta-las. É muito triste constatarmos isso.

Entretanto, vale lembrar que uma boa parcela de culpa está nos estudantes, que não se aplicam ao estudo. Mesmo que as escolas não sejam muito boas, todos podem estudar melhor as matérias e terminar seus estudos com bastante conhecimento geral. O estudo abre nossa mente para enfretarmos o mundo, que está à nossa disposição.

É incrível, por exemplo, a dificuldade que tenho em escrever livros como este: procuro escrever palavras fáceis, mas não dá! Por mais fácil que a palavra seja, muitos não conseguem entendê-la. Falta vocabulário, ou seja, conhecer os significados das palavras para poder entendê-las.

Hoje em dia quem não estuda, perde muitas oportunidades, não se capacita para o grande avanço da cultura mundial. Veja, por exemplo, os computadores: a cada dia trazem novidades. O habitante deste planeta nas décadas vindoura ou será uma pessoa estudada, ou terá dificuldades, além de não poder acompanhar em quase nada os acontecimentos. O mundo vai ser de quem entender mais os problemas, de quem estiver mais por dentro dos assuntos.

Já é hora das classes menos favorecidas, masi pobres, mais marginalizadas saírem do nível inferior e começarem a entrar nas decisões do mundo, poderem colaborar melhor com os estudiosos e sábios que dirigem o nosso futuro. Entretanto, é preciso que isso se faça num nível de comunhão com Deus e com as pessoas, num nível de caridade e misericórdia.

d) Para viver

Nunca mais cole na prova, Estude mais! Use sempre o dicionário para adquirir um bom vocabulário. Participe dos círculos de estudo de sua escola, freqüente a biblioteca, enfim, agite-se para que seu cérebro possa ser usado para o bem deste mundo.

e) Para fazer

Pegue um dicionário e um texto qualquer e anote o significado de todas as palavras que você não conseguiu entender.

Conflitos com a própria família

a) Para conversar

1. Porque acontecem brigas na família?

2. Você já teve vontade de abandonar sua casa?

3. Por que os pais de seus colegas parecem melhores que os seus?

c) Para saber

Os conflitos e brigas na família acontecem por vários motivos. É difícil enumerar todos, porém poderíamos sintetizá-los.

Desse modo é preciso ressaltar a falta de diálogo entre pais e e filhos. Os pais tiveram um tipo de educação diferente dos filhos e não percebem que seus filhos hoje vivem num outro mundo. Muitas vezes forçam-nos os filhos a viver segundo um estilo de vida que não mais existe.

Por exemplo muitos pais viveram até os 20 anos de idade sem conhecer a televisão: apenas conheciam o rádio. Quando a TVapareceu, era somente em preto e branco; a colorida apareceu no final da década de 70. As ciranças e jovens atuais já nasceram num mundo de TV em cores, videogame, computadores etc. Eles não fazem idéia de como é viver num mundo sem isso. Os pais muitas vezes não pensam nessa situação: educam seus filhos esquecendo-se que eles nunca participaram daquele mundo mais antigo.

Por outro lado, os jovens de hoje precisam aprender também que esse ponto de vista e ter mais paciência com seus pais. No tempo mais antigo, a autoridade dos pais valia muito mais que hoje em dia.

Infelizmente muitos valores, ou seja, muitos bons costumes estão sendo esquecidos ou deixados de lado pelos jovens, o que deixa os pais aflitos. Como por exemplo, posso lembrar os vícios: cigarro, sexo desenfreado, drogas, álcool e outros.

Se os pais quiserem conquistar seus filhos, precisam convencê-los pelo diálogo, pela conversa franca e honesta. Precisam levá-los a obedecer não por medo (isso não funciona mais), mas por concluírem que de outra forma não terão um futuro feliz.

d) Para viver

Procure dialogar com seus pais. Não lhes responda com aspereza; ao contrário mostre que você quer ser alguém na vida e precisa de orientação. Se o que eles pedem está fora do tempo e do espaço, faça-os veer isso com jeito e delicadeza. Se for necessário, peça aos pais de um de seus colegas falarem com eles.

E mais: fugir de casa não vai resolver seus problemas. Se você estiver com vontade de fazer uma experiência de viver longe de seus pais, fale com eles. Pode ser que eles o entendam e mudem o modo de pensar. Jovem antes de tomar qualquer atitude precipitada procure conversar com alguém de sua família em quem você confia muito, ou até mesmo um amigo(a), um padre, não decida nada sozinho.

e) Para fazer

Converse com seus colegas e pergunte-lhes quais são as dificuldades que eles encontram na vivência familiar.

http://www.catequisar.com.br/texto/dinamica/formacao/15.htm

http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/cordel/cordel.htm

























AQUI VOCÊ VAI COLANDO OS ENDEREÇOS (URL) DOS SELINHOS! PARA PEGAR A URL CLIQUE SOBRE A IMAGEM COM O BOTAO DIREITO E DEPOIS EM 'COPIAR ENDEREÇO DA IMAGEM' OU CLIQUE NA IMAGEM COM O BOTÃO DIREITO E DEPOIS EM 'PROPRIEDADES E A URL ESTARÁ ALI.